domingo, 19 de maio de 2024

GUARDE SENSAÇÕES, NÃO OBJETOS.

(foto tirada para ilustrar o texto)

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Aqui estou numa tarde fria e cinzenta, degustando esse bombom após o almoço...
Me veio a memória, uma palestra que assisti em 2019 e nunca mais esqueci, toda vez que vou comer um "Bis" repito o que aprendi naquele dia. A palestra era sobre hábitos alimentares, mas pode ser aplicada em várias situações, pois ele ensinou a aproveitar nos mínimos detalhes... degustar!

Naquele dia foi dado a cada pessoa que estava na sala um Bis, mas não era para comer o chocolate até ele explicar o que seria feito. No primeiro momento, nos pediu para sentir a textura do papel, abrir com calma escutando o som que fazia, cheirar o chocolate e por último morder um pedaço... mas, não era para engolir e sim deixar dissolver na boca, pois com isso ficaríamos mais tempo com o sabor, ao invés de simplesmente abrir e comer. (com isso não sentimos tanta vontade de devorar a caixa inteira do chocolate)
Realmente são muito gostosas todas essas sensações!

(foto tirada dia 18/05/2024)

Mas, mudando de alimentação para nosso dia a dia... 
Quantas vezes você prestou atenção ao andar na rua? 
Seja num parque como esse onde tirei a foto, como na rua quando vamos sair pra trabalhar ou simplesmente caminhar, ter atenção aos detalhes traz uma sensação boa. (não estou falando apenas em cuidar na hora de atravessar a rua) olhar os detalhes é... uma flor, a fachada de um prédio, a cor de um carro, etc...
E se andar na cidade já revela tantas coisas, melhor ainda se puder estar no campo, na praia (ou num parque) sentir o cheiro da terra, das plantas, o vento, o canto dos pássaros, fotografar... prestar atenção em coisas simples que deixamos passar na correria dos nossos dias.
Com certeza, tudo isso ficará gravado na nossa memória e sempre que sentirmos o cheiro, ou ouvir um som, sentiremos aquela sensação gostosa.
Lembre de fazer isso ao estar com as pessoas que ama, preste atenção na voz, no cheiro, na risada... tudo isso são momentos únicos e devem ser vividos com carinho e atenção.
Desde que fiz minha primeira travessia em 2018 tenho desapegado de objetos que só ocupavam espaço, e em cada nova travessia levo menos coisas na mochila. Aprendi a prestar atenção no momento presente, curtir a vida como se fosse o último dia ( na verdade não sabemos quando será) então, aprenda a guardar sensações, não objetos.
Assim, quando esses momentos se tornarem apenas uma lembrança, você sentirá todas essas sensações ao relembrar. 



Obs: "Clique onde está em azul e saiba mais como foi a travessia."






 

2 comentários:

  1. ...que lindo Elisa...eu sempre falo...saborei tudo...comida...abraços...beijos...sair do automático...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Tem gente que viaja pensando na chegada e nem curte o caminho.

      Excluir