segunda-feira, 2 de setembro de 2019

DE CANELA A FARROUPILHA CAMINHANDO.

(mapa do "Caminho de Caravaggio" que fizemos de Canela a Farroupilha)

Olá pessoal, tudo bem?👩

Aqui estou pra contar como foi minha caminhada na serra gaúcha de 23 a 31/08/19.

(Rodoviária de Rio Grande/RS.)

Na manhã de 22/08 saímos da nossa cidade (eu e minha amiga Dilma) rumo a cidade de Porto Alegre/RS, para de lá irmos para serra gaúcha onde começaria nossa caminhada...

(Rodoviária de Porto Alegre/RS)

De lá pegamos outro ônibus até a cidade de Canela/RS onde fica o Santuário de Caravaggio de Canela local do início da caminhada...Na estrada tinha bastante cerração mas ao chegar na cidade o sol apareceu, para alegrar nosso dia. Não sabíamos como chegar até nosso hotel, então pedimos informações aos moradores, na loja Star Vídeo Tabacaria um senhor chamado Gilberto fez a gentileza de nos levar numa "Fiat Fiorino furgão", onde fomos os três apertados no banco da frente. Valeu a carona!😄


Ficamos nessa pousada, que por sinal era bem aconchegante, como o dia estava lindo resolvemos voltar para o centro da cidade caminhando, pra tirar algumas fotos dos pontos turísticos conhecidos e pegar nossos passaportes e informações sobre o "Caminhos de Caravaggio".


Aproveitamos para almoçar no Skillo Lanches (isso que já eram umas 15h da tarde) depois tiramos fotos na frente da igreja mais famosa da cidade; infelizmente descobrimos que as pessoas não sabiam ou diziam não saber do "Caminhos de Caravaggio".
Fomos num supermercado comprar algumas coisas para comer e voltamos para a pousada.

Entre as coisas que compramos, tinha uma bandeja com 6 potes de um iogurte aguado da Piá, dividimos 3 potes para cada uma e essa foi nossa janta. ( na madrugada tive que ir no banheiro vomitar 😵) solicitamos café da manhã um pouco mais cedo do que o horário normal para não sair tarde da pousada, porém na manhã seguinte, acabamos tomando café frio pois não deu tempo da máquina aquecer café, água e leite.😩

Da pousada até o santuário dava uns 8 km (ida e volta pelo mesmo caminho daria 16 km) então chamamos um uber e fomos até o local da saída (o motorista ficou surpreso quando falamos sobre esse caminho, disse nunca ter ouvido falar.)

(saída do Santuário de Caravaggio em Canela/RS)

Nos disseram que as 8h estaria aberto e teria alguém para assinar nossos passaportes, porém ao chegar lá só havia um casal de turistas tirando fotos e um pedreiro arrumando uma escada... Assim saímos de lá sem a primeira assinatura. 
( creio eu que seria a mais importante, confirmando nossa passagem pelo lugar. 😦)

(trecho do 1º dia de caminhada do Santuário de Caravaggio/Canela  até o Supermercado Rissul/Gramado)

( no guia dizia 14,3 km de distância)

Saímos do Santuário de Caravaggio com bastante cerração, dificultando ver as setas que indicavam o caminho e não adiantava perguntar para as pessoas porque ninguém sabia informar. Por causa disso caminhamos 16,69 km tentando achar o rumo certo.😞

(Museu do Automóvel)

Todo vez que falávamos do "Caminhos de Caravaggio" nos indicavam o santuário de Canela/RS, foram poucas pessoas que deram informação correta, algumas senhoras até diziam que iam rezar por nós. 😃
(foto de época tirada pelo caminho...)

Almoçamos num lugar ótimo (Restaurante Casarão da Serra) e de brinde ganhamos fotos de época no "Recordar Fotos Estúdio" 😄foi bem divertido ficar fazendo pose.
(dentro da cidade de Gramado/RS)

Chegamos no "Supermercado Rissul" e a moça que nos atendeu fez questão de assinar nossos passaportes. (isso que perguntamos para um funcionário que não sabia informar.) de lá fomos para a pousada.

(Pousada Chalé das Neves)

Em Gramado/RS ficamos hospedadas nessa pousada, a única que conseguimos, porque estava acontecendo na cidade o "Festival de Cinema de Gramado" e quanto mais no centro mais caro. A distância do ponto de partida até a pousada era de uns 4 km e acabamos pegando 3 uber ( um pra irmos do supermercado até a pousada) depois fomos caminhando até o centro, tiramos fotos e tomamos chocolate quente (estava frio) pegamos outro carro pra voltarmos pra pousada, a moça que dirigia não era da cidade...acabamos as 3 perdidas em Gramado/RS tentando localizar a pousada. 😆
O café na pousada até foi bom (estava quentinho pelo menos) porém o nosso quarto era próximo a cozinha, mais parecia a despensa do local, o ar condicionado não funcionava e com certeza não voltarei a ficar nesse lugar.
Novamente pegamos carro para voltar até o ponto de partida.(supermercado Rissul)

(trecho do 2º dia de caminhada, do Supermercado Rissul até o Hotel Pousada Colina de Pedra -Gramado)
( no guia dizia 18,3 km de distância)

Novamente caminhamos mais do que falava no guia por falta de sinalização, trechos sem acostamento, andando nas ruas de Gramado/RS até o 3º ponto, que nesse caso era o Hotel Pousada Colina de Pedra, onde ficamos hospedadas.

(descansando pelo caminho...)

Pra chegar até o hotel foi bem difícil porém com paisagens maravilhosas pelo caminho, precisamos parar pra descansar pois com mochila nas costas subindo a serra era bem cansativo. Não havia local pra almoçar então paramos no "Café Colonial Família Foss" onde nos serviram uma torrada feita com produtos da colônia e café com leite. Ficamos satisfeitas e prontas pra continuar caminhando.

(Hotel Pousada Colina de Pedra)

Ficamos em uma cabana bem confortável, com lareira e fomos bem recebidos pelos donos Carol e esposo, que fizeram de tudo pra nos deixar bem acomodadas...infelizmente na madrugada faltou luz e sentimos frio. O café estava ótimo e conseguimos "transmochila" até o próximo ponto.

(trajeto do Hotel Pousada Colina de Pedra)

Ainda  bem que estávamos sem mochilas porque o 3º trecho da caminhada foi bem puxado com muitas subidas. 

(trecho do 3º dia de caminhada, do Hotel Pousada Colina de Pedra/Gramado até a Pousada Dona Solange- Vila Oliva - Caxias do Sul )
( no guia dizia 20,8 km de distância)

(Ponte do Raposo)


Acabamos fazendo um desvio de uns 5 km que no final não era necessário e com isso novamente  caminhamos mais do que o indicado.

(Solange, eu e sua irmã Clair)

"Se anjos tem olhos azuis, essas duas caíram do céu!" Nos receberam com tanto carinho que me fizeram chorar (recebi um abraço apertado da Solange e acabamos chorando abraçadas) tanto a comida como a cama onde dormi estavam perfeitas, saímos de lá com a promessa de um dia retornarmos.
(confusão na sinalização)

Na saída da Vila Oliva chegamos numa estrada onde tinha esse poste, se prestar atenção verá que tem duas sinalizações ( a seta de plástico indicava seguir a direita, porém mais abaixo tinha outra seta pintada indicando seguir a esquerda) do ponto onde estávamos, só vimos a seta de plástico e acabamos seguindo o rumo errado. 😠 depois de muito caminhar encontramos uma pessoa que nos disse que era para o outro lado que devíamos ter seguido.

( trecho do 4º dia de caminhada, da Pousada Dona Solange até o Seminário - Sta Lúcia do Piaí - Caxias do Sul)

( no guia dizia 15,6 km de distância)

(Seminário Sta Lúcia do Piaí - Caxias do Sul)

Depois de muita subida ( graças a Deus sem mochila nas costas) chegamos no seminário onde ficaríamos hospedadas com os padres ( na foto, de jaqueta preta o padre Adriano e o noviço Evanilson) também conhecemos outros dois padres, fizeram o jantar e café da manhã, o lugar era tranquilo e lindo.

(outra ponte que encontramos no caminho)

Como o seminário fica distante alguns quilômetros, o padre Adriano nos deu carona até um trecho onde não teríamos de caminhar retornando pelo mesmo caminho, e pra facilitar nossa vida, levou nossas mochilas até o próximo ponto.

(trecho do 5º dia de caminhada, do Seminário Sta Lúcia do Piaí - Caxias do Sul até a hospedaria Bom Pastor - Nova Petrópolis)
(no guia dizia 23,1 km de distância)

 Caminhamos uma distância menor porque não conseguimos ficar hospedadas na Hospedaria Bom Pastor, então ficamos na Pousada Villa Romântica. No caminho chegamos num mercadinho onde um simpático senhor conversou bastante conosco, dizendo que está feliz com esse caminho...viúvo, ele aproveita pra conversar com as pessoas que passam.
(Pousada Villa Romântica - Nova Petrópolis)

A cabana onde ficamos hospedadas é essa que aparece dentro do 💗lugar tranquilo, e esse gatinho que aparece comigo na foto é o  Pietro Samuel ( filho da Claudete, dona da pousada) chegamos com fome e ela gentilmente fez duas torradas e café ( o Pietro nos levou 2 fatias de melancia 😊) na janta fez outras torradas e preparou um café da manhã maravilhoso, pra podermos sair cedinho da pousada.
Por essas refeições e o transmochila ela não quis nos cobrar nada.😍

(trecho do 6º dia de caminhada, entre a Hospedaria Bom Pastor - Nova Petrópolis até a Pousada da Chácara - Nova Petrópolis)

( no guia dizia 19,3 km de distância)

A caminhada ficou longa porque ficamos na Pousada Villa Romântica (o local de partida era a Hospedaria Bom Pastor, onde não conseguimos lugar pra ficar) saímos as 6h da manhã com lanterna na cabeça, caminhando sobre o asfalto que dá acesso a cidade de Nova Petrópolis.

(Hospedaria Bom Pastor)

Passamos  pela Hospedaria Bom Pastor ainda escuro na rua, seguimos nosso caminho até o próximo ponto... Na hora do almoço chegamos no Restaurante Félix em Nova Petrópolis, onde a comida era boa e barata.
(Pousada da Chácara)

Chegamos na Pousada da Chácara, um lugar cheio de vida com aves e macacos por todos os lados, ficamos numa cabana linda e aconchegante. No fim da tarde reencontrei meu amigo Naldo ( que fez a Travessia Cassino/Chui junto comigo) o trajeto que levamos 6 dias pra fazer ( 2 deles carregando mochila) ele fez em 3 dias carregando mochila. 😮Acabamos jantando juntos e combinamos de fazer o 7º dia de caminhada bem cedinho...

(cabana que ficamos hospedadas)

Na pousada havia um pavão chamado Chico muito manso que gostou da nossa companhia, nessa hora estávamos acertando as contas com a dona e o pavão foi na cabano nos procurar.😄

(trecho do 7º dia de caminhada entre a Pousada da Chácara - Nova Petrópolis até o Hotel Fazenda Vale Real - Caxias do Sul)

( no guia dizia 24,1 km de distância)

Novamente caminhamos um trecho maior porque ficamos hospedadas em outro lugar longe do Hotel Fazenda Vale Real.

( mais um lindo lugar que passamos no caminho)

(esse abraço vai ficar guardado na memória.)

No dia 31/07 entrei em contato com o Famiglia Pezzi Café Colonial pra ver se conseguia um lugar pra ficarmos ( não consegui reserva no Hotel Fazenda Vale Real) e desde então tenho falado com essa moça Daiane Pezzi que sempre me tratou muito bem no whatsapp... Essa hora que aparece na foto eu estava indo pela estrada pra chegar na casa dela e ela foi ao meu encontro de carro pra nos dar carona, quando nos vimos, nos abraçamos e choramos como se fossemos velhas amigas.
Chegamos na hora do almoço, tomamos banho e a tarde ela nos levou até a cidade de Caxias do Sul onde fui encontrar outra amiga. ( que conhecia só pela internet)

( eu e minha amiga Helen Patos Hertzog)

Quem leu sobre a travessia Cassino/Chui  deve lembrar que só consegui comprar uma botina de trekking pela internet...a loja é a Loja Patos do Sul, nessa onde estou na foto junto com a dona da loja, que  enfim conheci pessoalmente.😏
Acabei comprando um par de meias e uma calça Curtlo ótima pra caminhada, que eu testei no dia seguinte... Nesse mesmo dia, a noite o Naldo foi jantar conosco no restaurante famiglia Pezzi.

(trecho do 8º e 9º dia de caminhada entre o Hotel Fazenda Vale Real - Caxias do Sul, passando pela Capela Caravaggeto indo até a Vinícola Colombo- Farroupilha.)

( no guia dizia 30,5 km de distância)

Esse dia com certeza foi o pior de todos para meu físico, porém o melhor para minha alma...Como não teria onde ficar próximo a Capela Caravaggeto resolvemos seguir direto até a Vinícola Colombo, porém o ponto de partida era o Hotel Fazenda Vale Real e eu e minha amiga estávamos na Famíglia Pezzi. 
(recebendo o carimbo da Famíglia Pezzi no passaporte)

A minha amiga queria sair na madrugada para não pegar sol forte nesse trecho que seria o mais longo de todo o caminho, mas eu não queria me arriscar andar no escuro por estradas cheia de curvas fechadas, penhascos e pedras escorregadias.
Então ela saiu na frente e eu fiquei tomando café, tirando fotos e gravando vídeo enquanto o dia ia amanhecendo.

(saída da frente do Hotel Fazenda Vale Real)

As 07:18h sai da frente do Hotel Fazenda Vale Real onde começava o trecho mais longo, o dia estava amanhecendo, o sol brilhando atrás dos morros. Fiz meu caminho tranquila porque estava bem sinalizado, nos momentos que não conseguia ver as setas eu dizia:
- Senhor me mostra o caminho a seguir!
E logo conseguia ver a direção certa, agradecia à Deus e continuava caminhando, feliz por estar viva, por poder caminhar, ver tantas paisagens belas. Com certeza foi meu momento a sós com Deus.

(nós 3 e o seu Antônio dono da Vinícola Colombo)

Depois de muito caminhar, parei pra comer meu lanche de trilha (2 ovos) resolvi seguir sem parar pra ganhar tempo, já que o trajeto era longo. Porém meu corpo não aguentou o esforço e quase desmaiando por causa do sol forte, resolvemos parar numa distribuidora de bebidas, onde conseguimos água e sentamos na sombra (infelizmente ao tentar subir numa caçamba acabei prendendo a Curtlo num prego e fiz um furo na calça 😭) depois de descansar seguimos caminhando até chegar na Vinícola Colombo. Quando chegamos lá o Naldo (que havia saído na frente) já estava nos esperando com lanche. Naquela noite foi ele que fez a janta pra nós. 😍

(trecho do 10º dia de caminhada, da Vinícola Colombo até o Santuário de Caravaggio - Farroupilha.)
(no guia dizia 22,5 km de distância)

Enfim chegou o grande dia! Conseguimos fazer em 9 dias o trajeto que é feito em 10 dias, foi difícil 
(havia chovido na madrugada e continuou chovendo por todo o caminho) mas não dava pra desistir, então com muita chuva seguimos rumo ao Santuário de Caravaggio - Farroupilha .

( eu parecia um duende com a capa e a mochila)

(pelo caminho comemos várias frutas) 

Nessa hora o Naldo descascou as laranjas pra nós usando um canivete (senti saudades do meu pai, quando eu era pequena, ele descascava a laranja e abria um buraco, que chamava de "cacimbinha" e eu comia feliz, depois virava do avesso pra terminar de comer toda a laranja) mesmo na chuva a gente tinha tempo de curtir esses pequenos momentos.
(fotos tiradas pelo caminho)

(o Santuário de Caravaggio no final da rua)

Quase chegando no santuário a chuva parou, chegamos todos molhados mas agradecidos por enfim ter concluído o caminho.

(painel que tem próximo ao santuário)

(passaporte carimbado)
(certificado de conclusão do Caminhos de Caravaggio.)

Depois de várias fotos, entrevista e bate papo, troquei a roupa molhada por uma seca, pegamos carona com o Naldo, fomos até a rodoviária comprar as passagens de retorno pra casa, almoçamos juntos e ele e sua esposa nos deixaram na porta do A. Doro Hotel - Farroupilha. ( infelizmente não foi um dos melhores que ficamos mas era apenas uma noite.)

Voltei pra Rio Grande/RS feliz por ter conseguido fazer o caminho, por não ter me lesionado (fiquei apenas com uma bolha no dedo mindinho do pé direito) cada final do dia parecia que íamos morrer de cansaço mas era só tomar um banho quente e deitar numa cama macia que no outro dia estávamos prontas pra caminhar novamente.

Adorei o caminho, as paisagens, as pessoas e recomendo pra quem quer conhecer a serra gaúcha de um novo jeito.

Até a próxima! 













































10 comentários:

  1. 😍gosto de ver meus amigos feliz,então feliz por ti😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário...
      Só não sei quem comentou? :)

      Excluir
  2. Show!!! Que tenhas sempre saúde para continuar fazendo isto! Maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário!
      Da próxima vez identifique-se por favor.
      Um abraço!

      Excluir
  3. Parabéns!! Caminhei e me emocionei junto com vocês!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário!
      Gostaria de saber de quem é mas não aparece aqui pra mim.

      Excluir
  4. Oi amiga! É a Nilsa! Que maravilha, me emocionei com tua narrativa! Que bela aventura! Parabéns! Que Deus te conceda sempre muita saude pra continuares caminhando ! Beijos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha amiga!
      É sempre bom sair da rotina, ainda mais se for pra conhecer belas paisagens como essas. Obrigada pelo comentário!😘

      Excluir
  5. Que legal Elisa! Qual vai ser a próxima aventura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou procurando novas aventuras sempre.
      Obrigada por comentar!

      Excluir